quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Chapa DCE - É proibido estacionar!


Caros,

Convidamos todos para participarem da votação da chapa do DCE deste ano que ocorrerá a parti de amana dia (25) até o dia 26 (sexta-feira). É com muita satifação que contamos com a participação de três alunos da medicina: José Gualberto Matos Neto (Coordenação Geral),Bianca Kieling Chaves (Coordenação do Campus Saúde), Ana Carolina Beheregaray (Coordenação do Campus Saúde). A votação será somente pelo site www.consultas.furg.br e o estudante vota usando seu número de matrícula e sua senha pessoal. É necessária essa aproximação dos campus ressaltamos alguma propostas:

- Subsídios para Xerox, que garantirá ao estudante o direito ao acesso ao conhecimento de forma igual, fornecendo um determinado número de cópias semestrais ou anuais ao aluno que comprovar tal necessidade.

- Universalização do vale desconto de alimentação, podendo ser usado nos restaurantes universitários de todos os campus.

- Reativação do Xerox no DCE, disponibilizando também um local para impressões a partir de pen drives ou internet.

-Formação Acadêmica: Realizar debates sobre a formação acadêmica valorizando a formação transdiciplinar do aluno e a qualidade do ensino, buscando encontrar soluções e novas idéias para aprimoramento da qualidade educacional da nossa instituição.

-Pesquisa e Extensão: Debater a importância social e acadêmica não só com os estudantes como também com a direção e professores de nossa universidade, buscando aprimorar o eixo: Ensino-Pesquisa-Extensão. Estimular a criação de novos projetos universitários.

- Aumento no número de bolsas para estudantes da FURG através do aumento nos recursos da Universidade nesse setor, em virtude das necessidades dos estudantes.

- Recuperar as vagas no Conselho Municipal de Educação e no Conselho Consultivo de Transporte e Transito (o Conselho Municipal de Transportes, que é quem regula o valor da passagem de ônibus), bem como manter viva a presença da representação estudantil em outros conselhos, como o Conselho Municipal de Saúde.


- Transporte inter-campus, que seria uma ligação direta entre o Campus Carreiros, o Campus Saúde e o Campus Cidade.

- Mais horários do micro-ônibus que liga os pavilhões do C. Carreiros à Av. Itália.

- Transporte Coletivo: defender o uso livre do cartão escolar, independente de horários e dias (incuindo domingos e feriados), mais horário das linhas que fazem a rota dos campi da FURG (válido para todos os bairros) e a volta da linha FURG Centro, que permitia a ligação entre o Campus Cidade e o Campus Carreiros.

- Carteira do DCE: defender o direito a meia-entrada e renovação e busca de novos convênios com empresas locais possibilitando desconto aos estudantes com carteirinha em eventos culturais, alimentação e outros.

- Defender uma nova entrada ao Campus Carreiros a partir do CAIC: A FURG, uma universidade federal, é vizinha de localidades que necessitam de integração e desenvolvimento social, como o Bairro Castelo Branco II. Mesmo com toda a campanha por uma universidade voltada para o povo como um todo, o campus Carreiros marginaliza um acesso da FURG por esses bairros, o que acaba gerando apenas problemas. Defenderemos uma entrada renovada, voltada também às comunidades ao redor da FURG, com iluminação e transporte, repensando uma novo acesso à FURG e incentivando trabalhos de cunho social por parte da universidade a partir de sua localização.


Contamos com a participação de todos!

Um comentário:

  1. Também vale dizer que qualquer coisa que o Campus Saúde necessite passa por representação, e o DCE entra para reforçar a participação, por exemplo, dos guris do DA no CONSUN e no COEPEA, bem como demais assembléias, reuniões, conselhos em que o DCE tem voz e voto. Essa é a função do DCE, mediar as reivindicações de todos os estudantes da FURG com a reitoria, o que é vital para podermos melhorar a situação do HU e de nossos cursos!

    José Matos

    ResponderExcluir