terça-feira, 9 de novembro de 2010

Seminário de física médica aborda a transfusão

Será realizado nesta quinta-feira (11), às 13h30min, na sala 205 do Pavilhão 2 - Campus Carreiros, o Seminário de Física Médica "Reação Transfusional, Dosimetria e Radiobiologia". O evento faz parte do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG. O palestrante será o professor doutor Evamberto Garcia de Góes.

No seminário serão abordados aspectos gerais das reações pertinentes à medicina transfusional e a pesquisa desenvolvida em hemocentros de alta complexidade. Será enfatizada uma reação rara, mas fatal, associada à disparidade HLA entre doador e receptor, denominada doença enxerto-versus-hospedeiro vinculada à transfusão.

Essa doença é causada pela proliferação das células T imunocompetentes enxertadas no receptor, cuja habilidade mitótica pode ser inibida através da irradiação dos hemocomponentes antes da transfusão. Serão apresentados os problemas e as soluções, sob o aspecto da radiobiologia e da dosimetria, associados ao uso de feixes radioterápicos na prevenção dessa reação.

O professor Góes possui Graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Engenharia Nuclear, na área de Física Nuclear Aplicada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também tem Pós-Doutorado pelo Hemocentro Regional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, entre outros.

Fonte: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=16024

Nenhum comentário:

Postar um comentário