sábado, 20 de novembro de 2010

Simpósio Nacional do Gees inicia segunda-feira


O Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (Gees), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FURG promove nos dias 22 e 23 de novembro o 1º Simpósio Nacional do Gees e 4º Seminário Regional do Gees. Com o tema “O Ser Humano no Contexto Ecossistêmico”, o evento será realizado no Anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica do Hospital Universitário, com abertura prevista para as 9h.

Entre os conferencistas convidados, estão o consultor e sócio da Escola Brasileira do Pensamento Sistêmico MSc. Aurélio de Leão Andrade e os professores Dr. André Francisco Pilon e Dr. Cristiano Luiz Lenzi.

Andrade é professor convidado na Unisinos, UFRGS e UFP e apresenta na segunda-feira, 22, a conferência “Pensamento Sistêmico na perspectiva da Saúde”, às 13h30min. Pilon é professor associado da Universidade Estadual de São Paulo (USP), com experiência na área de Saúde Coletiva, e apresenta na terça-feira, 23, a conferência “Modelo Ecossistêmico para a promoção da qualidade de vida”, às 8h30min. No mesmo dia, às 13h30min, Lenzi, professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP) apresenta a conferência “Sociologia Ambiental: desafio da sustentabilidade na perspectiva da saúde”.

Programação

22 de novembro de 2010

MANHÃ
08h Credenciamento e entrega de material
09h Solenidade de abertura
09h30min Conferência de abertura: Pensamento Ecossistêmico - Interfaces com a Enfermagem/Saúde
Conferencista: Profa Dra. Hedi Crecencia Heckler de Siqueira (FURG)
10h Conferência: Visão ecossistêmica da realidade do município do Rio Grande.
Conferencista: Prof. Dr. Marcelo Vinicius de la Domingues (FURG)
Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Dora da Fonseca (FURG)
11h Debate
TARDE
13h30min Conferência: Pensamento Sistêmico na perspectiva da Saúde
Conferencista: MSc. Aurélio de Leão Andrade (Escola Brasileira do Pensamento Sistêmico – EPS)
Coordenadora: Profa. Dda. Claudia Zamberlan (FURG)
15h Debate
16h Intervalo
16h30min Conferência: Comitê de Gestão em Saúde: ações no Município do Rio Grande.
Conferencista: Enf. MSc. Zelionara Branco - Secretária de Saúde do Rio Grande.
17h30min Debate
18h Happy Hour - Encontro científico: Reitoria e Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Profº Dr. André F. Pilon, MSc. Aurélio de L. Andrade, Dr. Marcelo V. de la R. Domingues, MSc. Zelionara Branco; Discentes e Docentes Pós-Graduandos da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina; Residentes da Residência Multiprofissional em Saúde.

23 de novembro de 2010

MANHÃ
08h30min Conferência: Modelo Ecossistêmico para a promoção da qualidade de vida
Conferencista: Dr. André Francisco Pillon (USP-SP)
Coordenadora: Profa. Dra.Helena H. Vaghetti (FURG)
10h Debate
10h30min Intervalo
11h Apresentação dos trabalhos: Poster dialogado e Apresentação de trabalho oral
TARDE
13h30min Conferência: Sociologia Ambiental: desafio da sustentabilidade na perspectiva da Saúde
Conferencista: Dr. Cristiano Luiz Lenzi (USP-SP)
Coordenadora: Profa. Dra.Vera Lucia Gomes (FURG)
15h Debate
16h Intervalo
16h30min Mesa Redonda: Estudos Ecossistêmicos na Enfermagem/Saúde
Conferencistas: Mestrandos e Doutorandos do GEES (FURG)
Coordenadora: Profa. Dra. Fabiane Ferreira Francioni (FURG)
17h45min Apresentação dos trabalhos (poster dialogado e apresentação de trabalho oral)
19h Encerramento do Evento

Sobre os palestrantes:

Andre Francisco Pilon possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1959), mestrado em Especialização Em Educação Em Saúde Publica pela Universidad de Puerto Rico (1967) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Vida, Promoção da Saúde, Modelos Conceituais, Diagnóstico de Situações, Configuração de Campo e Modelos de Intervenção.

Aurélio de Leão Andrade consultor e sócio da EPS - Escola Brasileira do Pensamento Sistêmico. É graduado em Administração de Empresas - Análise de Sistemas pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUC-RS (1990) e mestrado em Engenharia de Produção PPGEP/UFRGS (1998). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento sistêmico, aprendizagem organizacional, estratégia, simulação computacional e análise e solução de problemas. Professor convidado da Unisinos, UFRGS e UFPR no tema Pensamento Sistêmico.

Cristiano Luis Lenzi possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Regional de Blumenau (1994), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, sociedade de risco, democracia e cidadania ambiental.


O DAFB, convida os alunos a participarem, o evento também é promovido pela faculdade de medicina e há pouca adesão dos alunos. Devido a qualidade do evento e os notórios palestrantes gostaríamso de ver nossos alunos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário