sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Intercâmbio - Ajuda aos Voluntários do CHACO

Amigas e Amigos,

Escrevo para vocês, mais que nada para oferecer a oportunidade de colaborar. Eu e mais 30 estudantes de medicina da Universidade de Buenos aires vamos a Comandancia Frias dentro do "Impenetrable" da região do Chaco (Nordeste Argentino). Saímos dia 27 de Novembro e estaremos lá até o dia 6 de dezembro. Vamos ficar no centro de saúde da região. Tudo isso com apoio da UNICEF.

O que vamos fazer ai? Nosso Trabalho vai ser o levantamento de dados demográficos e de saúde, trabalho de campo e um dos pontos mais importantes, a capacitação dos agentes comunitários, os quais são pessoas da comunidade indígena Wichí que estabelecem um vínculo entre o sistema de saúde e o resto da população, já que existem muitas pessoas Wichí que não falam espanhol e só sua língua nativa, dificultando assim a assistência médica e a comunicação. Isso ressalta ainda mais a importância dessa figura, pois sem eles a comunidade fica à deriva e sem atenção. A capacitação estará focada sobre tudo na prevenção, reconhecimento de fatores de risco, vacinação, saúde sexual, alcoolismo, drogadição, controle de doenças em crianças e nas doenças mais prevalentes como Chaga s, Tuberculose, Câncer de Colo Uterino, etc. Toda essa formação funcionará tanto para eles como para nós, pois toda a vivência com essa comunidade nos ensinará e muito. Sendo assim, a educação vai nos dois sentidos. Além disso vamos aproveitar a oportunidade para fazer doação de escovas de dentes, termômetros, materiais para curativos, esfigmomanômetros, estetoscópios, tabelas de crescimento, etc.

Dessa maneira gostaria de pedir ajuda a todos vocês para que, se puderem, fazer uma doação, entrem em contato comigo através desse e-mail, orkut, facebook ou MSN. Assim que voltar envio o relatório completo de como foi a atuação na área, as fotos e os links de mídia independente que vão cobrir de maneira séria nosso trabalho. Se puderem também enviar esse e-mail a conhecidos que possam ajudar ficaria extremamente Grato!

Rafael Cabral Macedo

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
DAMED-UFSM
Coordenação Regional SUL-1 DENEM
Msn: alkmyst@bol.com.br
Fone: 55 81388991

Nenhum comentário:

Postar um comentário