História

O Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos (DAFB), entidade representativa dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande, foi fundado no dia 5 de maio de 1966, logo depois da fundação do Curso de Medicina da Universidade. Infelizmente, sobre esse passado distante, há poucas informações. As primeiras diretorias procuraram estruturar o Diretório como organização, pleiteando apoio de diferentes setores da sociedade rio-grandina na época, como a Refinaria Ipiranga, cujo engenheiro fundador dá nome ao DAFB. Também se sabe que houve grande participação política desde o começo, com ocupação de importantes espaços deliberativos da FURG pelo Diretório e seus representados.

Desde então, o DAFB passou por uma série de gestões comprometidas e atuantes, alternadas com longos períodos de inatividade. Depois de um destes momentos é que o DAFB foi reaberto, em 2006. A diretoria a qual assumiu a entidade na época voltou-se mais para a reorganização interna do Diretório e para discussões referentes à Universidade, mas que estiveram na pauta do Movimento Estudantil em todo o país, como a mobilização contra o REUNI. Além de demonstrar a força que existe na união dos estudantes (há muito tempo apagada), esse movimento também uniu o DAFB com outros cursos da FURG, ajudando na construção do espírito político dos discentes da Universidade.

E esse espírito, essa vontade de crescer e atuar, continuam no coração de nossos estudantes. O diretório continuou firme e atuante, tendo organizado eventos que mobilizaram um grande número de pessoas (SAMED, protesto contra o Bacharelado em Medicina, edição de um jornal próprio, assembléias internas, entre outros) e participado de importantes fóruns e espaços de discussão do Movimento Estudantil de Medicina, onde constrói suas políticas internas e torna o DAFB (re) conhecido nacionalmente. Além disso, continuou ampliando sua infra-estrutura administrativa e aumentando seu espaço dentro da Universidade ao mostrar sua força política.

Quem foi Francisco Martins Bastos?

O nome do Diretório homenageia o Engº Francisco Martins Bastos que presidiu a primeira refinaria de petróleo do Brasil em 1937 e também a primeira empresa do Grupo Ipiranga. Dr. Bastos manteve-se à frente das Empresas Petróleo Ipiranga até 1987, quando veio a falecer. Foi a principal figura para a criação da Fundação Cidade do Rio Grande (que mais tarde daria origem à FURG) em 1963, pois pretendia tornar a cidade do Rio Grande um pólo de educação universitária. Será sempre lembrado pelo seu senso de justiça, preocupação com o bem-estar social e visão de futuro.