A V Jornada Riograndina de Urgência e Emergência propõe um ciclo de debates, palestras e atividades práticas a fim de complementar a formação profissional e social, bem como ampliar os horizontes do conhecimento de seus participantes. Palestrantes de diversas localidades apresentarão temas referentes à Urgência e Emergência, proporcionando assim, uma grande troca de informações. Em sua quinta edição, a Jornada ocorrerá no período de 01 a 03 de Setembro e deverá ter um número aproximado de 300 participantes.
A oferta será destinada a discentes, médicos e demais profissionais da área da saúde de toda a região Sul do Estado. A proposta foi elaborada por acadêmicos do 3º ano da FaMed-FURG em parceria com a Liga do Trauma FURG, e conta com o apoio de docentes da instituição.
Os índices de morbimortalidade relacionados a Urgência e Emergência têm sido motivos de crescente preocupação para os gestores de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde em 2004 (Fonte: SIM/SVS/MS), as causas externas (como o trauma) são a terceira maior causa de mortalidade proporcional por grupos de causa de morte no Brasil, totalizando 127470 mortes. Além disso, a morbidade atribuída a sequelas relacionadas a Urgência e Emergência Médica constitui grande prejuízo para a economia do país.
Do ponto de vista médico, o atendimento ágil e correto das Urgências e Emergêcias médicas poderia reduzir significativamente esses números, visto que 30% das complicações das Urgências e Emergências ocorrem na primeira hora após o evento, segundo o ATLS.
Assim, a V Jornada Riograndina de Urgência e Emergência visa preparar com excelência os discentes, atualizar os docentes e proporcionar uma visão gestora do processo de primeiro atendimento a pacientes de Urgência e Emergência, de forma que todos estejam capacitados para melhor atender a comunidade.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir