andressa@diariopopular.com.br
Impulsionados pela busca de melhorias no Hospital Universitário da Furg Miguel Riet Correa Júnior, acadêmicos do curso de Medicina realizaram durante todo o dia, nesta quarta-feira (17) uma mobilização em frente à entidade. A concentração dos alunos começou às 9h e foi seguida pela organização do Abraço ao HU, evento que contou com cerca de 250 participantes.
A ação simbólica caracterizou a preocupação com uma série de problemas apontados pelos estudantes, reivindicações levadas a uma reunião com a diretoria do hospital e autoridades municipais. De acordo com a porta-voz do movimento, Bruna de Lima Porto, acadêmica do 3º ano de Medicina, várias assembleias já vinham debatendo os problemas, mas o estopim para a iniciativa desta quarta foi a transferência do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia para o Ambulatório Central. Para os estudantes, o novo espaço não possui as condições necessárias para o atendimento.
Entre as várias questões infraestruturais levantadas pelo movimento estudantil estão aparelhos estragados, falta de higiene e de materiais, superlotação do Pronto Atendimento e a criação de um mecanismo de identificação e controle das normas de segurança que fiscalize a entrada e saída de acompanhantes e pacientes no hospital.
Reivindicações serão analisadas
Segundo a diretora técnica do HU, Susi Lauz, as questões levantadas pelos acadêmicos serão apuradas antes de qualquer medida ser tomada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário