domingo, 26 de junho de 2011

Diretor-geral do HU terá a orientação de uma Comissão de Assessoramento

Eleição ficou descartada até a definição do novo formato de gestão hospitalar


O Conselho Diretor (Condir) do Hospital Universitário esteve reunido na tarde de desta quarta-feira (22) na área Acadêmica da Instituição. Entre os assuntos da pauta estava a proposta de regulamentação do processo eleitoral e indicação de Comissão Especial para a eleição do diretor-geral e vice-diretor do Hospital. Por unanimidade, os conselheiros entenderam que não deveria ocorrer neste momento o processo em razão da incerteza quanto à criação de um novo formato de gestão dos hospitais universitários através de um projeto de lei que seria encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo federal, em substituição à MP 520.

A Medida Provisória 520, que autorizava o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, perdeu a validade no Senado por falta de votação. Pela MP, a nova estatal teria por objetivo administrar os hospitais universitários, unidades hospitalares e a prestação de serviços de assistência médico-hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O governo federal pretende enviar ao Congresso proposta semelhante em forma de projeto. “O Executivo está consciente da importância desse assunto”, disse o reitor João Carlos Cousin, que presidiu a reunião. Com a opinião unânime dos conselheiros, o reitor retirou a indicação do vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto, também conselheiro e presente à reunião, de regulamentar o processo eleitoral.

Comissão

Enquanto estiver no cargo, o diretor-geral pró-tempore, Tomás Dalcin, terá a orientação de uma Comissão de Assessoramento. Formada por médicos e enfermeiros da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem, respectivamente, essa Comissão terá a tarefa de encaminhar iniciativas, ações e propostas de solução de problemas para um melhor funcionamento do HU/FURG em suas atividades de Educação, Desenvolvimento Científico, Extensão e Assistência à Saúde da População através do SUS.

Durante a reunião, o diretor-geral recebeu dos conselheiros o reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo desde o início de março deste ano, embora temporário. Cousin se disse satisfeito em ter escolhido um nome de sua confiança que está tendo boa atuação no cargo. Ele aproveitou para convocar os vários setores do Hospital representados no Conselho para pedir harmonia e envolvimento nas tarefas. “Temos dificuldades como outros hospitais universitários pelo Brasil, mas não vamos esmorecer”, assinalou.

O reitor continuou dizendo que vai permanecer a busca incessante pela qualidade das atividades desenvolvidas no Hospital. E convocou: “vamos dar o nosso melhor”.

http://www.furg.br/index.php?id_noticia=17334

Nenhum comentário:

Postar um comentário