sábado, 4 de junho de 2011

ANMR convoca forte mobilização para assegurar reajuste de bolsa

Extinção de MP 521/2010 do aumento colocou em risco o novo valor já pago

A direção da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) convoca a categoria em todo o País para um movimento de pressão junto ao Governo Federal, para nova edição da Medida Provisória (MP) com mesmo teor da aprovada pela Câmara que assegurava o reajuste da bolsa-auxílio beneficiando mais de 20 mil médicos residentes. A MP que garantiu a elevação de 22% no benefício, fruto da maior mobilização da história recente dos pós-graduandos, deixou de ter vigência à meia-noite desta quinta, 2 de junho. Os senadores não votaram a prorrogação.

“Se a medida não for reeditada perderemos o reajuste”, alerta o presidente da ANMR, Victor Lima. Nesta quinta, 2, a entidade começou a falar com políticos e apoiadores para abrir canais de interlocução no Governo Federal, Câmara e Senado Federal. “Temos que fazer muito barulho. Procurem seus contatos e deixem claro que é hora de os políticos mostrarem se estão realmente ao lado dos residentes. Não podemos aceitar o descumprimento dos acordos de greve”, provoca Lima. A Associação exige que o Governo remeta nova MP à Câmara ou promova qualquer outro ato legislativo para que não ocorra "este grave retrocesso nas conquistas", completa o dirigente.

A ANMR e as Associações Estaduais convocarão os residentes para assembleias gerais extraordinárias, que debaterão as consequências do fato e as reações em cada Estado e no Distrito Federal.


“Vamos votar indicativo de greve para 5 de julho, caso não haja providência alguma", antecipa o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Rio Grande do Sul (AMERERS), Diego Menegotto. A bolsa era de R$ 1.916,05 (congelado desde 2006) e passou a R$ 2.338,06 em 1º de janeiro deste ano.

Há informações do Governo Federal de que a Casa Civil prepara novo Projeto com mesmo teor da MP 521/2010 aprovada na Câmara, em caráter de urgência. Entre sexta-feira, 3 e segunda-feira, 6, haverá notícias mais concretas. Enquanto isso a mobilização poderá provocar uma aceleração das ações para repor a MP extinta.

Fonte: Assessoria ANMR

Nenhum comentário:

Postar um comentário