quinta-feira, 4 de outubro de 2012

03/10 - tarde - SAMED

O primeiro minicurso do dia 03 foi feito por Msc.Márcio Fernando Boff, gestor em cirurgia oncológica do Instituto do Câncer do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Ele destacou as diferenças entre cirurgião geral e oncológico e ensinou um pouco sobre o comportamento biológico tumoral. Também falou sobre planejamento de tratamento, índices de recidivas em diferentes tumores, e sobre a importância de ter uma equipe multidisciplinar na cirurgia, além do consequente acompanhamento do paciente.

PhD. Samuel Aguiar Júnior, Chefe do Núcleo de Tumores Colorretais e Sarcomas do Hospital AC Camargo, foi o próximo a dar minicurso. Divergiu de Márcio Boff em pontos como: cirurgião oncológico ser especialidade ou não, tempo adequado de formação na residência (2 ou 3 anos), participação de cirurgião geral em cirurgia oncológica. Falou sobre fatores prognósticos e sobre a importância de profissionais atuarem apenas na área em que são especializados.



Após o término dos minicursos, eles formaram uma mesa de discussão sobre cirurgia oncológica, em que responderam a perguntas do público.

Com a comissão organizadora

Com o grupo de oncologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário