terça-feira, 14 de agosto de 2012

XXI SAMED - Saberes e práticas: como estamos construindo?


 É com muita alegria que o Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos (DAFB) e colaboradores anuncia a XXI Semana Acadêmica da Medicina (XXI SAMED),  resultado do esforço de diversos acadêmicos de todos os anos da Universidade Federal de Rio Grande . A XXI SAMED acontecerá  nos dias 1,2,3 e 4 de outubro de 2012 e contará com vários espaços: minicurso sobre oncologia, Mostra de Produção Acadêmica, Debates, Ciclo de atividades e Roda de conversa.
   
Unindo o interesse de muitos  acadêmicos montamos uma programação que além da formação técnica, preza pela formação humana dos participantes. Este ano o tema do minicurso que acontecerá durante as tardes da XXI SAMED será oncologia. Esta semana contará com a participação de profissionais do Brasil inteiro que irão dividir suas experiências e vivências.




    Estamos organizando, também,  um caderno de textos que trará temas do minicurso e do ciclo de atividades da noite. Ainda, terá a premiação de melhor trabalho Acadêmico  Vera Signorini e a Festa no dia 4 de outubro da XXI SAMED.

   
As inscrições acontecerão do dia 1 de setembro até 1 de outubro na Área Acadêmica do Campus Saúde. Pode procurar mais informações no e-mail: dafbfurg@gmail.com . As incrições estão acessíveis e, com certeza, é um grande investimento. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que tiverem 75% de frequência.
 
A segunda-feira, irá iniciar à tarde com a Mostra de Produção Acadêmica com o intuito de aproximar e informar os acadêmicos, docentes e comunidade das atividades que os alunos estão desenvolvendo (as inscrições acontecerão do dia 01/09 até 14/09). A noite teremos a  solenidade de abertura, e uma mesa de debate sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com a presença de Cláudia March  - Professora do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, Mestre em Saúde Coletiva da UFBA, Secretária Geral da ADUFF Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional -  e Dioclécio  - Professor Titular de Pediatria Emérito da UnB; Pós-graduado pela Université Libre de Bruxelles; Ex-Secretário Executivo do Ministério da Saúde. Haverá um pequeno texto explicativo sobre o funcionamento da Empresa, contendo alguns pontos de seu estatuto, que poderá ser visto no nosso jornal Glasgow 15 (previsão de lançamento em setembro).

Na terça, à tarde inicia o minicurso com o tema Oncologia, com a Palestra da Oncogeneticista do Hospital AC Camargo (referência nacional e internacional em tratamento oncológico) MD. Rima  Jbili.  Depois o oncologista, que trabalha na cidade de Rio Grande, MD. Rodrigo Jacobi Terlan, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, falará sobre  as perspectivas e tratamentos quimioterápicos do câncer de pulmão. Depois  o  Msc. Giovani Thomaz Pioner   presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em 2010 fará uma atualização em câncer de próstata. No ciclo de atividades da noite a médica pediatra e geneticista Simone Menezes Karam dará uma palestra com o tema ‘’A genética na medicina, passado e presente’’. Logo depois, Maria Amélia Mano, especialista em Medicina da Família e Comunidade, também palestrará sobre o seguinte tema: “Desastres naturais no Brasil: obra do destino?”, dividindo suas vivências na Força Nacional do SUS e outros desastres ambientais que ocorreram no Brasil, falando sobre o tratamento e cuidados com a população.

Na quarta, os responsáveis pelos minicursos serão Msc. Márcio Fernando Boff, especialista em mastologia e linfonodo sentinela no Instituto Europeu de Oncologia, com o tema “Princípios da Cirurgia Oncológica”, e PhD. Samuel Aguiar Júnior, chefe do Núcleo de Tumores Colorretais e Sarcomas do Hospital AC Camargo, com o tema “Cirurgia oncológica como especialidade”. O delicioso coffee-break servido após os minicursos será precedido por uma mesa de discussão  sobre cirurgia oncológica. As palestras da noite da quarta-feira exploram a mente humana e ficam com os palestrantes Msc. Felipe Epamiondas, psicólogo comportamental mestre em processos clínicos com o título da palestra ‘’Análise do Comportamento e Psicopatologia”,e  a PhD. Sandra Noemi Cucurullo de Caponi, filósofa e membro da Sociedade Brasileira de Bioética, com a palestra “Medicalização do Sofrimento”.  

O último dia da SAMED oferecerá a incrível palestra interativa da exposição “De Peito Aberto” (mais informações: www.campanhadepeitoaberto.blogspot.com ). Com textos da repórter Vera Golik e fotos do fotógrafo Hugo Lenzi é um trabalho  que chega a Rio Grande para abordar as vivências das mulheres com Câncer de mama.  A exposição foi apresentada na sede das Nações Unidas, em Nova York. O minicurso  ainda terá a participação do PhD. Max Senna Mano, oncologista do Hospital Sírio Libanês, que tem especialização em cancerologia e fellowship em pesquisa clínica e translacional pelo Institut Jules Bordet (em Bruxelas) e abordará o  tratamento atual do câncer de mama, a importância da pesquisa clínica na formação médica e prática clínica. À  noite teremos a nossa última palestra, sobre o processo saúde-doença, com PhD. Rogério Miranda, médico que  estuda as transformações histórico-sociais do trabalho médico e do trabalho em saúde como área de pesquisa principal. Por fim, será feita uma roda de conversa sobre o evento, para que vocês possam criticar e oferecer sugestões, que contamos com participação de todos para a construção de uma SAMED melhor ano que vem.

Para terminar com classe, é preciso lembrar que a partir das 23h começa a festa da XXI SAMED, onde poderemos comemorar o sucesso de mais uma SAMED organizada com tanto esmero pelo DAFB e seus colaboradores. Desde já, agradecemos a presença de todos vocês que puderem ir nesse evento que tanto nos enriquece de informações. Nos  vemos em outubro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário