quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Noite de terça-feira dia 18 de outubro, dia do médico e da XX SAMED



A segunda noite da nossa XX SAMED terminou com aplausos e grandes elogios aos palestrantes presentes. Entretanto, antes da primeira palestra aconteceu um dos momentos mais emocionantes da nossa semana: a homenagem que o DAFB preparou para o Dia do Médico. Um vídeo com a participação de alguns dos professores mais bem referenciados pelos alunos de diversos anos. Ao longo da filmagem os professores falaram sobre a carreira médica, sobre desafios e esperança. Como definir a Medicina em uma palavra? Vida, esperança, tudo... algumas das palavras marcantes citadas.

Logo após a homenagem, passou-se a palavra para ao Dr. Eymard Mourão Vasconcelos – Especialista em Clínica Médica e Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutor em Medicina Tropical, Pós-doutor em Saúde Pública e professor da UFPB. O Dr. Eymard transmitiu-nos, de forma brilhante, transbordado emoção e entusiasmo, um pouco da sua trajetória e a paixão por educação. Conversou conosco sobre novas perspectivas e desafios da educação médica e do Sistema de Saúde que vem sofrendo tantas mudanças nos últimos anos. Como um aluno entra na faculdade de medicina repleto de sonhos, de motivação e gradativamente caminha ao comodismo e ao mecanicismo? Como o medo da frustração e da morte nos faz entrar numa redoma de frieza e desumanidade? Eymard falou também sobre o poder do trabalho em coletividade.


Seguindo o profundo momento de reflexão, todos permanecemos compenetrados, olhos fixos e mentes vislumbradas com a palestra de Débora Noal – psicóloga sanitarista; especialista em saúde coletiva; integrante do MSF (Médicos sem Fronteiras). Débora trabalha com catástrofes e desastres, desenvolvendo estratégias de saúde mental e intervenção de 1ª ordem. Suas ultimas missões foram Haiti, Tunísia, Líbia, República Democrática do Congo, Brasil. A experiência da palestrante, tão vívida e exposta de maneira realista e, concomitantemente, quase poética encantou a todos e encerrou a noite com um quê de desafio, instigando-nos a buscar por novas visões, novos fronts de atuação e, por fim e ao cabo, aprendermos mais sobre a maravilhosa arte da escuta. A nossa humanidade conectando-se com a humanidade do outro, o poder de superação em momentos pelos quais nenhum ser humano imagina conseguir sobreviver.



Após a fala de Débora encerrada, Débora e Dr. Eymard responderam algumas perguntas e questionamentos feito pela platéia e, assim, de maneira tão agradável e construtiva, encerrou-se a noite do dia 18 de Outubro, Dia do Médico.

Um comentário:

  1. Essas duas apresentações foram fantásticas. Com certeza modificaram um pouco da minha formação.

    ResponderExcluir