sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nota de esclarecimento

Nós, dos Diretórios Acadêmicos dos cursos de Direito, Engenharia Química e Medicina da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, devido à repercussão do artigo publicado no Jornal Agora “Luto por respeito” do dia 12/05/2011, vimos esclarecer os motivos e objetivos que impulsionaram a nossa manifestação, que são:

- Pedido formal e público de retratação do Reitor.
- Adequação de conduta do mesmo
- Informar a população em geral sobre os fatos que nos indignam acontecidos dentro da Academia.

Gostaríamos, ainda, de reiterar que compomos Diretórios Acadêmicos livres e independentes de movimentos partidários. Prezamos unicamente pelo desenvolvimento da Universidade, fortalecendo a boa relação entre todos que a compõe.

Os motivos que fizeram necessária nossa manifestação em busca do respeito mutuo entre todos que integram a comunidade acadêmica se deram pela ocorrência de acontecimentos como os expostos a seguir:

Sentimo-nos ofendidos com as declarações proferidas pelo Reitor na aula inaugural das engenharias do dia 25/03/2011. Na oportunidade, ele refere-se aos acadêmicos das engenharias como irresponsáveis quanto às suas formações, além de, metaforicamente, cogitar vender um bem público que é a nossa Universidade.

Na semana de acolhida aos calouros do curso de Medicina, o Reitor afirmou ver na plateia semblantes que não lhe inspiravam confiança e que estes provavelmente não seriam bons médicos.

No Prêmio da Acolhida Cidadã, mais uma vez proferiu palavras que nos deixam perplexos, questionando o caráter e afirmando a insanidade de acadêmicos da universidade.

E ainda, em seu artigo “Acolhida cidadã versus trote na FURG”, disponível no site da Universidade, desrespeita alunos, suas famílias e a comunidade riograndina como um todo.

Salientamos, por fim, que em nenhum momento de nosso artigo nos referimos aos trotes, e estes, em momento algum, foram fator motivacional para nossa manifestação.

Os fatos discorridos acima não explicam integralmente os acontecimentos uma vez que a comunidade acadêmica não tem acesso às gravações dos eventos, portanto não temos como citar literalmente as palavras do reitor. Esperamos que este esclarecimento sirva como incentivo para que a comunidade acadêmica motive-se, questione e procure melhores explanações acerca dos assuntos. Informamos também que estamos abertos para discussão ou criticas sobre qualquer ponto ou posicionamento exposto pelos diretórios através dos e-mails: darbfurg@hotmail.com, dafbfurg@gmail.com, daeq2011@yahoogroups.com.br

5 comentários:

  1. Parabéns aos DAs pela representação estudantil!!

    ResponderExcluir
  2. Viva o movimento estudantil na FURG!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao DAs pelo posicionamento firme, justo e seguro! Quem disse que sumiu, aqui está presente o movimento estudantil!

    ResponderExcluir
  4. q se dane essa besteira, quero sabe quando é a festa da ADM.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns galera. Continuem sendo firmes. Beijo!

    ResponderExcluir