sexta-feira, 29 de abril de 2011

Espanhol aponta retenção de casos complexos para diminuir lotação de emergências da Capital

Juan Gervas questiona atendimento dado a pacientes na Capital - Genaro Joner / Agencia RBS

Os médicos espanhóis Juan Gervas e Mercedes Pérez conheceram, na segunda-feira, os postos Nossa Senhora Aparecida, no bairro Sarandi (Zona Norte), cuja gestão é do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), e Ernesto Araújo, no Morro da Cruz, da prefeitura, em Porto Alegre.

A visita faz parte de um roteiro que envolve visitas a 40 unidades médicas de todo o Brasil até o mês de junho. Os estrangeiros estão realizando avaliações que possam ajudar a aperfeiçoar o atendimento médico no país.

Gervas gostou de algumas características dos postos visitados. A atenção dental, por exemplo, considerou melhor no Brasil do que na Europa. No entanto, há críticas.

O cerne da questão é o “filtro” que as unidades de atendimento às famílias deveriam manter. A lotação de emergências em hospitais da Capital poderia ser evitada se os postos pudessem reter casos um pouco mais complexos.

Gervas questiona também o encaminhamento de doentes a vários especialistas, quando o ideal, o atendimento frequente pelo mesmo médico, evita erros cometidos por quem não conhece o paciente.

Leia a íntegra da reportagem na edição desta terça-feira de Zero Hora.

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário