sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Último dia de SAMED 2010

Nesta tarde de quinta-feira foi realizado no Anfiteatro do HU o último minicurso com o professor Dr. Hugo Cataud Pacheco Pereira – Mestre em clínica Médica e Especialista em Doenças Infecto Parasitárias. Com muita paixão o professor explanou o assunto com os alunos e nas palavras dele “Apenas a ponta de um iceberg de muito conhecimento”, abrindo a oportunidade para os alunos falarem também.


Já pela noite, na primeira palestra, o Palestrante Dr. Santiago Côrrea – ex-aluno da FURG, mestrando em medicina, Disciplina de Emergência clínica USP - abordou o tema sobre como dar Más notícias. Também com o propósito de deixar os alunos com a “pulga atrás da orelha” falou da imensidão do assunto e abordou a importância do trabalho de como se dar más notícias – fundamental na vida dos médicos (e futuros médicos).

No intervalo entre as palestras, tivemos sorteios e a premiação das apresentações, o vencedor foi o aluno do Primeiro Ano de Medicina Pedro G. que apresentou o banner sobre a hipertensão no Bairro Santa Rosa. O prêmio foi um vale de 75R$ em livros.


Após o coquetel, iniciou-se a segunda palestra com o Presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Dr. Fernando Weber Matos - Especialista em Cirurgia Geral e do A. Digestivo; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Mestre em saúde coletiva e Superintendente do Grupo Hospital Conceição. Na apresentação ele abordou o tema “Código de Ética Médica”, fundamental para poder-se realizar procedimentos, saber os riscos e as limitações dos médicos.

Por fim, realizou-se o encerramento e a comemoração com uma mesa de doces e a festa no Honk Papa. É com muito orgulho que encerramos a SAMED e comemoramos o sucesso da nossa semana acadêmica, construída pelas nossas mãos e a dos alunos, provando o quão somos capazes e podemos ultrapassar as barreiras da sala de aula.


Obrigado pela presença de todos,

DAFB

Um comentário:

  1. parabéns a todos que organizaram a semana acadêmica!!tudo foi muito bem escolhido!!!! :D beijo, mari - atm 2014

    ResponderExcluir