sábado, 11 de setembro de 2010

Reunião extraordinária da Câmara de Ensino de Graduação

No dia 30 de Agosto de 2010 foi realizada uma reunião extraordinária na sala de reuniões da FAMED com os membros da Câmera de Ensino de Graduação. Comparecem à reunião todos os professores membros, sendo eles: Marilice Magroski Gomes da Costa, Isabel Cristina de Oliveira Netto , Jose Carlos Henrique Duarte dos Santos, Lulie Rosane Odeh Susin, Fernando Amarante Silva, Regina Gonçalves, Frederico Boffo, Miguel Ângelo Martins de Castro Júnior, Sandro Schreiber de Oliveira e Nildo Eli Marques D’Avila. Além dos professores acima, estava presente o nosso coordenador do curso, professor Obirajara e eu, Carolina Fischer Cunha, representante discente da câmera de ensino. A reunião tinha como pauta a discussão dos seguintes temas:
1)           Pontuação do ENEM para o Curso de Medicina;
2)           ENADE para o Curso de Medicina. 

A discussão se manteve mais em torno do primeiro assunto. O coordenador da reunião e presidente da câmera, professor Obirajara apresentou para nós o fato de que a Faculdade de Medicina teria a incumbência de decidir os pesos das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com exceção da redação - a qual já havia sido previamente estabelecida com valor de 3 pontos para qualquer curso. Foi mostrado o modelo de distribuição dos pesos das provas que era adotado até então, quando o processo de seleção para ingressar no curso de medicina da FURG ocorria a partir do vestibular (somente o vestibular até o ano de 2009 e ENEM e vestibular no último ano). Os pesos eram assim determinados:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia - Química - Física) peso 3;  Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia) peso 1; Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português - Literatura - Língua Estrangeira) peso 2;  Matemática e suas tecnologias (Matemática) peso 1; Redação peso 3
 
TOTAL: 10 A coordenação do curso, baseada nas novas diretrizes curriculares, propôs a seguinte distribuição:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia - Química - Física) peso 2; Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia) peso 2; Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português - Literatura - Língua Estrangeira) peso 2;  Matemática e suas tecnologias (Matemática) peso 1;  Redação peso 3  TOTAL: 10 A partir da exposição desta nova proposta, o assunto foi muito debatido principalmente calcado na determinação de qual é o tipo de aluno de medicina que a FURG busca hoje. Assim, ficou determinado o novo modelo de distribuição de pesos.
O segundo ponto da pauta era à respeito do ENADE. Foi exposto o problema da data da divulgação dos resultados do exame com relação a data já estabelecida da formatura dos alunos da ATM2010. O fato é que o resultado do exame, hoje de caráter obrigatório, será disponibilizado apenas depois da data da formatura. Então, como já havia sido conversado com os formandos e eles optaram por manter a data, foi decidido que a formatura aconteceria na data prevista, contudo o diploma será entregue somente depois da liberação da lista dos alunos que realizaram o ENADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário