A primeira palestrante, Dra em infectologia pela UFMG e professora adjunta da FAMED, discorreu sobre o tema "Situação Atual do HIV/AIDS" trazendo-nos um panorama geral sobre o assunto - indicando dados e apontando novas perspectivas. Também, enfatizou a importância do sigilo e do código de ética médica em todos os casos, obviamente, mas com um cuidado especial nos pacientes com HIV. A Dra. Jussara palestrou na SAMED representando muito bem a FURG e a FAMED.
Logo após, passou-se a palavra à Dra. Maria Rita de Assis Brasil - Médica Emergencista dos Hospitais Nossa Senhora da Conceição e Ernesto Dornelles; Vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul; Secretária da Condição Feminina (FENAM); Conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul; Membro do GT 11 do Conselho Nacional de Saúde, que discute as profissões da saúde no Mercosul. A Dra. Maria Rita conversou conosco sobre Saúde e Direitos Humanos no Brasil. Estamos respeitando os direitos dos nossos pacientes? Sob quais condições eles estão sendo submetidos? Como estão nossos hospitais? A saúde mental dos profissionais da saúde muitas vezes é precária, projetamos nossos medos e frustrações nos nossos pacientes e não corremos os riscos de não pensar sobre a prática que estamos exercendo.
Novas reflexões, novas informações e atualização acerca de alguns assuntos. Assim concretizou-se a terceira noite da XX SAMED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário