Hoje pela manhã foi lançado a autobiografia do ex-professor Giovanni Baruffa "mostrando os aspectos misteriosos deste grande homem", nas palavras de Jandir João Zanotelli - tradutor do livro de Baruffa que foi originalmente escrito em italiano. O livro fala de algumas experiências fantásticas de um médico que hoje no lançamento da sua autobiografia falou que o mais importante na medicina é ser humano.
Uma história interessante que demonstra a sabedoria e a simplicade de Baruffa foi diante de uma mulher no sexto mês de gravidez que estava em estágio avançado de malária. Diante do dilema do médico e do aluno se dermos o medicamento necessário para salvar a vida da mãe a criança morre; se não dermos o medicamento necessário, morrem mãe e feto. Que fazer? Baruffa, com sabedoria atenta de quem estuda antropologia, perguntou:
- Mas de onde é esta mulher? Acaso não é índia? De que tribo?
- Sim é índia responderam.
- Então é pensável um terceira hipótese. O indio é muito mais sensível aos medicamentos do que nós brancos. Por que vocês não tentam ministrar-lhe um terço da dose... e veremos... quem sabe!
Em poucos dias os sintomas baixaram , sumiram e a criança nasceu saudável.
Hoje e nos agradecimentos de seu livro Baruffa citou a Unviersidade Federal de Rio Grande local que ainda visita todas às terças-feiras. Emocionado, falou que Rio Grande e o Hospital moravam no seu coração. Acredito que com a platéia cheia de muitos colegas e ex-alunos, principalmente, demonstrou que Baruffa também está em nossos corações.
O livro pode ser adquiro na Livraria EDUCAT da UCPEL em Pelotas ( www.educat.ucpel.tche.br ).
Mais fotos
Lançamento do livro "Vida de Médico Vida minha" |
Mayara Floss
Fico feliz em ver uma biografia de uma grande pessoa como o Dr Giovane Baruffa ser escrita, muitas vezes falamos e comentamos pessoas que não trouxeram grandes realizações, não fizeram nada ou quase nada, não somaram...Este senhor que deixou seu país para viver aqui ( Pelotas e Rio Grande )nos deixa uma herança médica e cultural muito grande. Fui seu aluno em Rio Grande na FURG e tive o previlégio de conviver com este ser HUMANO, PROFISSIONAL, ÉTICO, e acima de tudo um apaixonado pela profissão, profissão esta tão desvalorizada hoje em nossos dias. Só tenho uma frase : Obrigado professor por tudo aquilo que voce me transmitiu !
ResponderExcluirLembro de você sempre quando vou atender um paciente: Médico que nao mete a mão não é médico ! OBRIGADO !!!
Jorge Luis Darde Ribeiro - Uruguaiana (RS)