
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Campanha contra o "Leilão do HU da UFSC"
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Sugestões/Reclamações sobre HU da FURG

Contamos com a ajuda de vocês para fazer um hospital melhor!
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Começou hoje o CEGEM
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Nota de esclarecimento
Nós, dos Diretórios Acadêmicos dos cursos de Direito, Engenharia Química e Medicina da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, devido à repercussão do artigo publicado no Jornal Agora “Luto por respeito” do dia 12/05/2011, vimos esclarecer os motivos e objetivos que impulsionaram a nossa manifestação, que são:
- Pedido formal e público de retratação do Reitor.
- Adequação de conduta do mesmo
- Informar a população em geral sobre os fatos que nos indignam acontecidos dentro da Academia.
Gostaríamos, ainda, de reiterar que compomos Diretórios Acadêmicos livres e independentes de movimentos partidários. Prezamos unicamente pelo desenvolvimento da Universidade, fortalecendo a boa relação entre todos que a compõe.
Os motivos que fizeram necessária nossa manifestação em busca do respeito mutuo entre todos que integram a comunidade acadêmica se deram pela ocorrência de acontecimentos como os expostos a seguir:
Sentimo-nos ofendidos com as declarações proferidas pelo Reitor na aula inaugural das engenharias do dia 25/03/2011. Na oportunidade, ele refere-se aos acadêmicos das engenharias como irresponsáveis quanto às suas formações, além de, metaforicamente, cogitar vender um bem público que é a nossa Universidade.
Na semana de acolhida aos calouros do curso de Medicina, o Reitor afirmou ver na plateia semblantes que não lhe inspiravam confiança e que estes provavelmente não seriam bons médicos.
No Prêmio da Acolhida Cidadã, mais uma vez proferiu palavras que nos deixam perplexos, questionando o caráter e afirmando a insanidade de acadêmicos da universidade.
E ainda, em seu artigo “Acolhida cidadã versus trote na FURG”, disponível no site da Universidade, desrespeita alunos, suas famílias e a comunidade riograndina como um todo.
Salientamos, por fim, que em nenhum momento de nosso artigo nos referimos aos trotes, e estes, em momento algum, foram fator motivacional para nossa manifestação.
Os fatos discorridos acima não explicam integralmente os acontecimentos uma vez que a comunidade acadêmica não tem acesso às gravações dos eventos, portanto não temos como citar literalmente as palavras do reitor. Esperamos que este esclarecimento sirva como incentivo para que a comunidade acadêmica motive-se, questione e procure melhores explanações acerca dos assuntos. Informamos também que estamos abertos para discussão ou criticas sobre qualquer ponto ou posicionamento exposto pelos diretórios através dos e-mails: darbfurg@hotmail.com, dafbfurg@gmail.com, daeq2011@yahoogroups.com.br
quarta-feira, 11 de maio de 2011
LUTO POR RESPEITO

Reivindicamos seriedade e dignidade dentro do ambiente universitário e acreditamos que deixar que a atual conjuntura seja vencida pelo esquecimento não é uma atitude de um povo forte, aguerrido e bravo. Usufruímos do privilégio de construir nossos sonhos dentro de uma instituição pública e de qualidade e queremos fazer jus a essa responsabilidade. Queremos e lutamos por RESPEITO!
Luto por respeito

A igualdade, a ética e principalmente, o respeito são preceitos essenciais para a nossa convivência enquanto indivíduos e cidadãos. Perante a relevância de tais princípios, nós - dos diretórios e centros acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande/ Furg* - expressamos a nossa profunda insatisfação pela falta de respeito, pelas falas preconceituosas e pelo autoritarismo do administrador maior dessa instituição. Declaramo-nos perplexos e indignados, pois sabemos que tais ações alcançam, além de toda a comunidade acadêmica, a comunidade rio-grandina.
O cargo de administrador de uma universidade federal é crucial para o seu desenvolvimento e, portanto, deve ser exercido com deveras responsabilidade para que a universidade continue crescendo e produzindo bons frutos para a sociedade. Reconhecemos o inegável desenvolvimento da Furg nesses últimos anos e desejamos que tais conquistas não sejam atribuídas apenas às mãos de um cargo, desejamos, sim, que toda a comunidade estudantil tenha consciência de que as conquistas são de todos. E, partindo daí, a coletividade acadêmica não deve tolerar que a sociedade - quem contribui e sustenta esta instituição pública – acredite que está recebendo favores. Lutamos pelo progresso justo e respeitoso, dentro da Universidade e fora dela.
Dessa maneira, preocupamo-nos com a imagem que a Furg possa apresentar visto que os acontecimentos recentes extrapolam os limites dos nossos campi e das nossas fronteiras. Como vamos esperar que os alunos dessa Universidade sejam bem vistos pela sociedade enquanto são discriminados pela suprema administração da mesma? No momento em que há assédio moral aos alunos e estes são postos em situações desconfortáveis, evidencia-se, no mínimo, uma forte contradição. Há de ser questionada a autoridade que pronuncia palavras desnecessárias e ofensivas.
Os diretórios acadêmicos creem que o respeito é uma via de mão dupla, jamais podendo ser imposto e sim devendo ser construído. Estamos em luto pelo respeito! Não queremos um abrandamento da cobrança aos alunos, não queremos regalias. O que nos impulsiona é: queremos estudar em um ambiente de respeito, sem agressões desmedidas e desprovidas de causas que as motivem. Desejamos uma readequação de conduta por parte daquele que representa, em maior instância, a Furg.
No desejo de mostrar valor e constância perante a comunidade que acredita na força da Furg, estamos tomando a frente dessa discussão. É nosso dever reportarmos não apenas nossas conquistas mas também as atitudes de um gestor público que se porta e faz declarações altamente questionáveis.
Reivindicamos seriedade e dignidade dentro do ambiente universitário e acreditamos que deixar que a atual conjuntura seja vencida pelo esquecimento não é uma atitude de um povo forte, aguerrido e bravo. Usufruímos do privilégio de construir nossos sonhos dentro de uma instituição pública e de qualidade e queremos fazer jus a essa responsabilidade. Queremos e lutamos por respeito!
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=5&n=11505
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Moção de apoio à “ficha limpa” da UFCSPA e de repúdio a Reitora Mirian da Costa Oliveira
Neste dia 6 de maio de 2011, após acompanhar os desdobramentos sobre as fraudes realizadas a fracionamentos de licitação e direcionamento de compra na Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), realizada dentre outros pela reitora Mirian da Costa Oliveira, decidimos não nos manter o silêncio perante a injustiça. Sendo que consideramos errôneas as atitudes de apoio a tal tipo de corrupção. Assim como, respeitamos e apoiamos a “ficha limpa” da UFCSPA. Prezamos por um ensino de respeito ao patrimônio público, aos estudantes, aos funcionários e a sociedade. Interpretando o apoio a atitudes, como a da reitora Mirian, como uma legitimação da corrupção e da falta de caráter. O Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos (DAFB) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) também manifesta solidariedade aos estudantes da UFCSPA e acreditamos que a integridade desta universidade apenas poderá ser mantida através do afastamento da reitora.
Pedro Goulart Berro –Presidente do DAFB
Rio Grande, 6 de maio de 2011.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Carteirinha do DAFB 2011

Faça a sua!